Friday, March 17, 2006

A vida é uma sequência contínua de acções auto-sustentadas. Cada sucesso obtido é um valor em si, mas ao mesmo tempo cria-nos a necessidade de enfrentar um dilema de ordem maior. Não existe portanto último patamar.

O constante crescimento do homem é uma necessidade psicológica que não podemos negar. Exige-lhe um controlo permanente sobre a sua mente e a sua existência. O problema da existência nunca se encontra resolvido, com direito a um descanso final. A passividade é incompatível com este estado de espírito. Do ponto de vista biológico a paragem é sinónimo de morte.

Quando o homem descobriu o fogo de modo a poder aquecer-se, a sua necessidade de raciocinar e o seu esforço não ficaram por aqui. Quando o homem aprendeu a manejar um arco e uma flecha, o seu esforço não se ficou por aqui. Quando aprendeu a construir um abrigo em pedra, depois em tijolo e posteriormente em aço, vidro e materiais compósitos, o seu esforço e capacidade de raciocínio não se ficou por aqui. Quando o homem aumentou a sua esperança de vida para 30, 50, 60 e 70 anos através dos avanços da medicina, o seu esforço e determinação não estagnou aqui. Temos a evidência de uma enorme indústria mundialde investigação e pesquisa médica.

Quando Eva quis morder a maçã do conhecimento, tendo sido posteriormente expulsa do Éden com o seu amante, quando o homem abriu a caixa de Pandora, quando Prometeu roubou o fogo aos deuses, quando Galileu se opôs aos dogmas divinos, quando...



O trono de mármore está vazio. No fim só pode haver um a sentar-se nele.

Le Roi est Mort. Vive le Roi!

5 Comments:

Blogger blogger said...

permite-me uma correcçao: galileu n se opos aos dogmas divinos, mas sim aos dogmas catolicos. convem salientar a diferença :P (claro que ja sabes quem vem defender uma coisa dessas LOL)
outra coisa: desengane-se o homem se julga que será ele quem ocupará o trono branco de marmore...mais n digo ou ainda dizem coisas de mim LOL mas ja agora...gostei da ideia do trono de marmore, acho que a vou utilizar para uma coisa :P

1:02 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como é óbvio, só um se sentará no trono de mármore... Como tu bem sabes esse UM só poderei ser eu! ;)

"When I knew which side my bread was buttered, I took the knife as well" (Guess who)

Chic

8:00 AM  
Blogger relatosdeumruivo said...

Ai, o trono de mármore... No final de tudo, aquele que se julga lá sentado quando der por si está outro por baixo dele.

9:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Nao tenho nada muito inteligente para comentar, neste caso o melhor a fazer era ficar calada mas eu sou assim metida e já agora desejo toda a felicidade em quem conseguir alguma vez sentar naquele trono será que seria o meu colega Filipe Sousa eu cá apostaria nele, lol tu és fixe! Bestimmt auch ein guter Freund, bussi

1:23 PM  
Blogger Bruno Moutinho said...

Nem todos os Homens anseiam por mais sabedoria, ha aqueles que se deixam ficar pela pouca que têm. Demasiada evolução também pode trazer-nos prejuízos, mas isso é a minha opinião. Bom post.

10:59 AM  

Post a Comment

<< Home