Monday, October 17, 2005

Porque será que todas as pessoas maravilhosas que eu conheço têm tendências completamente opostas às minhas? Deve ser tudo uma grande cabala, ou então uma conspiração maçónica. Respirei bem fundo antes de entrar em casa dessa grandiosa alma que pertence ao mundo dos vivos.

À espera de encontrar um espólio de simbologia marxista. Na verdade não fiquei desiludido. Nunca pensei que tantos artefactos pudessem caber em tão poucos metros quadrados. Só me lembrava da bonecada que enfeita as prateleiras do pavilhão chinês. Só que em vez de Zé Povinhos, caricaturas do D. Carlos, uniformes militares, panfletos de propaganda do tempo da 1ª Guerra Mundial, o que encontrei aqui era exclusivamente dedicado à ideologia marxista ou trotskista.

Dei comigo com a seguinte bandeira na mão:

"Não sabes, Filipe, o que é essa bandeira?
- Pois, não.. nunca a vi mais gorda. É mesmo uma bandeira? De algum país que existiu? Região? Movimento associativo?"

Só sabia que uma associação de tantas cores quentes não agoirava nada de bom. Para além do mais, de todas as combinações de cores complementares, a pior de todas é a conjugação do amarelo com o lilás. Se juntarmos a isso o odioso vermelho, aqui temos a galeria dos horrores. Não sabia o que a bandeira representava, só sabia que de antemão, já antes de saber o que representava não gostava dela. Ainda pior: estava a frustrar as expectativas de quem me tinha em tão boa conta, por não saber que diabo a bandeira representava.

Eu que me orgulhava de conhecer todas as bandeiras existentes e imagináveis, uma vez impressionei o meu chefe numa conferência internacional ao enumerar sem erro as 33 bandeiras dos países participantes ali expostos.

Pois bem está lançado o desafio, a quem souber resolver a charada. Publico a resposta daqui a 2 semanas. Até lá aguardo os vossos palpites.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A bandeira dos antimonarquicos no pavilhao chines... interessante... regime republicano em Espanha (se querem mesmo saber)

8:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Cá para mim parece-me a bandeira da efémera República Espanhola... hehehehe, mas acho que eu estava em vantgagem :p

Fábio, O Censurado

8:23 AM  
Blogger Voyager said...

depois de uma rápida pesquisa no google descobri que é da Segunda República Espanhola e que foi usada de 1931 até 1939. Falta ai o símbolo que há na actual bandeira de Espanha. tamos sp a aprender :P

1:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

Confesso a minha ignorância...não fazia a mínima...tmb nunca liguei mt aos nossos hermanos monoglotas lol
Gonçalo

3:01 PM  

Post a Comment

<< Home